Quem sou eu

Minha foto
Médico do Esporte e do Trabalho. Mestre em ergonomia. MBA em Gestão Executiva de Saúde

terça-feira, 7 de abril de 2009

Dia Mundial da Saúde

COMEMORAÇÃO DO DIA 07/04/2009
O Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, data criada pela OMS, centra-se na segurança das instalações sanitárias e da disponibilidade de trabalhadores de saúde que tratam as pessoas afetadas por situações de emergência.
Este ano, a OMS e os parceiros internacionais estão ressaltando a importância de investir em infra-estrutura sanitária que pode suportar riscos e servir as pessoas em necessidade imediata. Eles também estão solicitando os serviços de saúde para implementar sistemas internos para responder a emergências, como incêndios e garantir a continuidade dos cuidados.
Contudo, a saúde no mundo está merecendo muito mais atenção, com ações efetivas e consistentes que nos levem a um novo modelo de gestão em saúde, com indicadores universais que permitam comparações e ações preventivas em todas as frentes mesmo nos planos privados.
Em anexo disponibilizo aos colegas um video interessante sobre o futuro da medicina e que propiciará aos colegas gestores de saúde um novo horizonte de trabalho.
Saudações a todos!
Paulo Zétola

2 comentários:

  1. Paulo, este futuro, principalmente para mim, que trabalho em clínica privada e hospital particular é um fato que bate à porta. Mas, em matéria de saúde pública, o meu presente (o da medicina privada) é uma realidade para o futuro almejado e sonhado da saúde pública. Infelizmente este futuro (o meu ou nosso presente) está mais distante do momento atual da realidade da saúde pública, da medicina socisl, do que o meu do futuro do vídeo colocado aqui. Assim, teremos (e hoje já temos), duas saúdes distintas, separadas por anos luz de desenvovimentos tecnológicos e até conceitos éticos, que poderão questionar até a moral vigente. Por exemplo, seleção genética (chamada de EUGENIA POSITIVA), que será acessível a quem tem dinheiro para pagar (por ex. um geninho). Teremos, então, nesta simulação proposta dois tipos humanos, ou até duas RAÇAS diferentes: os normalmente gerados e os gerados com melhorias genéticas que os farão MELHORES que os normais, mais inteligentes e mais aptos inclusive a serem líderes neste dotos normais. De se pensar.
    Um livro interessante sobre EUGENIA, que fala sobre isto, se chama O Futuro da Raça Humana, de Jurgen Habermas

    ResponderExcluir
  2. O nome do Livro é O Futuro na Natureza Humana e não Raça, como havia escrito. Faz algum tempo que li e fui rever o título. Sorry.

    ResponderExcluir